ACEB - ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

Ficam convocadas as Associações Estaduais membros da Associação de Cronistas Esportivos do Brasil para a Assembleia Geral Ordinária a se realizar no dia 23 de março de 2024, às 10 horas, em primeira convocação e às 10 horas e 30 minutos, em segunda convocação, com qualquer número de presentes, na Sala de Conferências do Hotel Casa dos Frades, Rua 10 de Julho, 567, Centro, Manaus (Amazonas),  durante a realização do 6º Congresso Nacional dos Cronistas Esportivos - ACEB, para cumprir a seguinte ordem do dia:

1- Analisar e aprovar as contas do exercício 2023;

2 - Eleger o Presidente, primeiro e segundo vice-presidentes, bem como os membros dos demais Poderes da Entidade, para o Mandato dos próximos dois anos, que se inicia em 01 de abril de 2024 e se encerra em 31 de março de 2026.

3 - Assuntos gerais

 

Rio de Janeiro, 19 de fevereiro de 2024

Erick Castelhero

Presidente

Publicação no jornal O Dia, de circulação no estado do Rio de janeiro, com a convocação da Assembléia

VI CONGRESSO NACIONAL DOS CRONISTAS ESPORTIVOS - ACEB

A Associação de Cronistas Esportivos do Brasil (ACEB) realizará de 21 a 23 de março o VI Congresso Nacional de Cronistas Esportivos. O evento acontecerá na cidade de Manaus, capital do Amazonas.

Cronistas esportivos de todo o Brasil estão convidados a participar de debates e palestras. Mais informações serão divulgadas oportunamente, com nomes dos palestrantes e temas dos debates. 

Com dez anos de existência completados em 22 de novembro de 2023, a ACEB tem 15 associações filiadas, sendo oito fundadoras:

ACERJ (Rio de Janeiro)

ACEESP (São Paulo)

ACEP.PR (Paraná)

ACEG.RS (Rio Grande do Sul)

ABCD (Bahia) 

ACLEA (Amazonas)

ACERN (Rio Grande do Norte)

ARLER (Rondônia)

 

São filiadas também:

AMCE (Minas Gerais)

ACEA (Alagoas)

APBCE (Paraíba)

ACLEP (Pará)

ACESC (Santa Catarina)

APCDEC (Ceará)

ACREAP (Amapá)

ACEB repudia a censura imposta a sócio da ACEESP

A ACEB (Associação de Cronistas Esportivos do Brasil) lamenta e repudia profundamente censura imposta ao jornalista Marcos Costi Messias na noite de quarta-feira (29/11), no Allianz Parque, durante jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, entre Palmeiras e América-MG.

A ACEB se solidariza ao jornalista e apoia a ACEESP na busca por respostas e providências sobre o caso.

Leia na íntegra a nota da ACEESP:

NOTA DE REPÚDIO À CENSURA IMPOSTA A SÓCIO

A ACEESP (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo) lamenta, condena e repudia a censura imposta ao seu associado Marcos Costi Messias por parte da direção da Sociedade Esportiva Palmeiras ocorrida por ocasião do jogo realizado na noite desta quarta-feira (29/11) contra o América-MG, válido pelo Campeonato Brasileiro, disputado no Allianz Parque.

Leia mais...

ACEB COMPLETA DEZ ANOS E COMEMORA CONQUISTAS

A Associação de Cronistas Esportivos do Brasil comemora neste 22 de novembro de 2023 dez anos de fundação. Nascida de uma dissidência de outra associação nacional, por exigir transparência nas contas e luta pela classe, a ACEB foi fundada pelos presidentes de oito associações estaduais, numa reunião no Rio de Janeiro.

As Associações de cronistas esportivos dos estados do Rio de Janeiro (ACERJ), São Paulo (ACEESP), Rio Grande do Sul (ACEG), Bahia (ABCD), Paraná (ACEP.PR), Amazonas (ACLEA), Rondônia (ARLER) e Rio Grande do Norte (ACERN) fundaram, em 2013, a ACEB – ASSOCIAÇÃO DE CRONISTAS ESPORTIVOS DO BRASIL. Hoje são filiadas também as associações de Minas Gerais (AMCE), Pará (ACLEP), Alagoas (ACEA), Paraíba (APBCE), Santa Catarina (ACESC), Ceará (APCDEC) e, a mais recente, Amapá (ACREAP). No total, quinze associações filiadas.

Em reunião virtual, realizada nesta quarta-feira, 22 de novembro, os presidentes das associações filiadas ouviram a palavra do presidente Erick Castelhero falando da importância da existência da ACEB, como interlocutora junto a Clubes, Federações, CBF, Conmebol e Fifa nos processos de credenciamentos e na forma de trabalho dos jornalistas e radialistas nos estádios de futebol e centros de treinamentos dos clubes e da seleção brasileira.

Assim também, a ACEB tem tido importante participação nos debates com deputados, senadores e ministros da República em defesa dos direitos dos jornalistas na elaboração da nova Lei Geral do Esporte (LGE).

Cumprimentando a todos os presidentes de associações de cronistas esportivos do país a ACEB está aberta a novas adesões e sempre disposta a encampar as mais variadas lutas em defesa da crônica esportiva.

Leia mais...

ACEB repudia atos contra repórter na Arena do Grêmio

A Associação de Cronistas Esportivos do Brasil (ACEB) repudia os atos de intimidação por parte de seguranças e dirigentes do Sport Club Corinthians Paulista contra o repórter Everton Leite, da Rádio Pachola, durante o jogo na tarde deste domingo (12), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).

A Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (ACEG) relata que o episódio ocorreu no intervalo da partida, quando integrantes da diretoria do clube paulista tentaram invadir a cabine do VAR. O repórter, devidamente credenciado, relatava os fatos e registrava as imagens em local permitido para o trabalho da imprensa junto à zona mista do estádio.

O gerente de futebol do Corinthians, Alessandro Nunes, foi em direção ao repórter para impedir a gravação. Houve a tentativa de arrancar o celular da mão do repórter, que recuou para se defender e, mesmo assim, terminou sendo atingido no braço e alvo de diversas ofensas, por parte de um dos seguranças,

A ACEB se solidariza ao repórter Everton Leite e lamenta que episódios como esse se repita. Lamentavelmente, não é a primeira vez que a intolerância se faz presente nas praças esportivas.

O devido Boletim de Ocorrência foi registrado pelo associado, que terá todo o respaldo da Associação gaúcha para as providências legais cabíveis.

A Diretoria