NOTA DE ESCLARECIMENTO
ACEB NÃO DEVE CARTEIRAS A ASSOCIADOS
É imperioso desmentir falsas informações de que a ACEB – Associação de Cronistas Esportivos do Brasil – não entrega credenciais a jornalistas ou radialistas que teriam inclusive pago antecipadamente. Não existe nenhuma dívida da ACEB com as associações de cronistas filiadas que solicitaram a credencial nacional. Todas foram entregues.
Existe uma divergência entre um associado da ACERN (que é filiada à ACEB e presidida por pessoa idônea e competente) e a entidade estadual do Rio Grande do Norte, porque a credencial solicitada por um veículo de comunicação para esse profissional foi retida por ele ter sido desligado do veículo. A explicação do caso está dada em nota da ACERN, leia neste link.
Entendendo o processo:
Não são os profissionais de imprensa que se associam à ACEB e sim as associações estaduais. Cronistas esportivos que necessitam de credenciamento de nível nacional – Carteira da ACEB – fazem tal solicitação à sua entidade estadual; que, por sua vez, solicita à ACEB a credencial nacional para o profissional. Depois de comprovada sua condição de cronista esportivo, com registro profissional de jornalista ou radialista, a credencial é emitida e enviada à associação estadual solicitante; que, por seu turno, a encaminha ao profissional.
Associações Estaduais filiadas da ACEB: 17
RJ – ACERJ / SP – ACEESP / RS – ACEG / PR – ACEP / BA – ABCD / AM – ACLEA / RO – ARLER / RN – ACERN / MG – AMCE / PB – APBCE / AL – ACEA / PA – ACLEP / PE – ACDP / CE – APCDEC / SC – ACESC / TO – ACETO / AP – ACREAP.
Quanto à nota da Abrace dizendo não ter vínculo com a ACEB, é verdade. Aliás, a ACEB é que não tem qualquer relação com a abrace, inclusive por ter nascido de uma dissidência com a antiga associação nacional. Dissidência essa ocorrida em 2013 e motivada pela falta de transparência na prestação de contas e pela insistência no continuísmo do presidente, que totalizou 22 anos ininterruptos no cargo. A ACEB completa em novembro 11 anos e suas contas são prestadas mensalmente às associações estaduais a ela filiadas. E para ficar bem claro, a carteira ACEB é aceita em todo o mundo, reconhecida como credencial nacional brasileira, inclusive na UEFA, como aconteceu recentemente na final da Champions League.
A verdade e a Ética devem estar sempre em primeiro lugar.
Erick Castelhero, Presidente, e Diretoria da ACEB