Jornalismo esportivo está de luto! Morrem Washington Rodrigues, Sílvio Luiz e Antero Greco

A crônica esportiva brasileira está de luto pelas mortes de Washington Rodrigues, Silvio Luiz e Antero Greco. A ACEB (Associação de Cronistas Esportivos do Brasil) presta sua homenagem aos três profissionais e se solidariza aos familiares, amigos e fãs dos jornalistas que dignificaram a categoria.

“Hoje é um dia triste e de muita dor. São perdas inestimáveis para familiares, amigos e para toda a classe jornalística. Eles deixam um grande vazio em nossas vidas, mas um grande legado para a nossa profissão”, comentou Erick Castelhero, presidente da ACEB. 

O radialista Washington Rodrigues tinha 87 anos, lutava contra o câncer há dois anos e morreu nesta quarta-feira (15), no Rio de Janeiro.

Ele ganhou o apelido de "Apolinho" por utilizar um equipamento de transmissão às costas, que lembrava a nave americana Apolo.

Viúvo de Maria Lúcia, pai de Washington Filho, Bruno e Patrícia, Washington estava na Rádio Tupi desde 1999, onde comentava os jogos de futebol e apresentava o programa Show do Apolinho.

Silvio Luiz tinha 89 anos, estava em coma induzido no hospital Oswaldo Cruz (SP) e morreu nesta quinta-feira (16). Sentiu-se mal durante a narração da final do Campeonato Paulista, na transmissão digital da Record, a sua última emissora. Ele também passou por Bandeirantes, SBT, TV Excelsior e TV Paulista. Cobriu Copas do Mundo e Jogos Olímpicos

"Olho no lance", "Pelas barbas do profeta", "Pelo amor dos meus filhinhos", foram, entre outros, alguns dos bordões do narrador que tinha no bom humor a sua marca registrada.

Antero Greco morreu aos 69 anos nesta quinta-feira (16). Estava internado tratando de um tumor no cérebro há dois anos.

Versátil, Antero passou por alguns dos maiores veículos de comunicação do país. Trabalhou no Estadão, Folha, Popular da Tarde e Diário de S. Paulo (jornais impressos), emissoras de rádio e TV. Por 30 anos na ESPN, formou a badalada dupla do SportsCenter com o “Amigão” Paulo Soares.  Também escreveu os livros Seleção Nunca Vista’ e ‘A Goleada’.

 Créditos: ge.com

Crédito: ge.com

PRESIDENTE DA ACEB NOMEIA ASSESSOR JURÍDICO

Na condição de presidente da ACEB e amparado pelo artigo 17 do Estatuto Social, nomeio como Assessor Jurídico da Presidência o advogado Jean Eduardo Nicolau, que terá a missão de assessorar a Diretoria da ACEB em todas as questões jurídicas que se apresentarem. Sua missão vai durar o mesmo tempo em que durar o atual mandato desta diretoria, ou seja, até março de 2026.

ERICK CASTELHERO É REELEITO PRESIDENTE DA ACEB

Erick Castelhero, de São Paulo, foi reeleito presidente da ACEB - Associação de Cronistas Esportivos do Brasil - neste sábado, 23 de março. O novo mandato de dois anos, se estenderá até março de 2026.

O terceiro e último dia do VI Congresso Nacional de Cronistas Esportivos – ACEB – foi reservado para a Assembleia Geral Ordinária de aprovação de contas dos exercícios 2022 e 2023 e eleição da Diretoria para o próximo período de dois anos.

As contas já tinham sido enviadas previamente e o Conselho Fiscal aprovou por unanimidade. A eleição se deu com chapa única, sendo reeleito o presidente Erick Castelhero (de São Paulo), assim como o 1º vice-presidente Rogério Amaral (do Rio Grande do Sul) e o 2º vice-presidente Benedito Lopes Magalhães. Ficou assim a composição da Diretoria:

Presidente: Erick Castelhero (SP)

1º Vice-Presidente: Rogério Amaral (RS)

2º Vice-Presidente: Dito Lopes (BA)

Diretor Secretário: Elialdo Silva (PB)

Diretor Financeiro: Eraldo Leite (RJ)

Diretor de Assuntos Nacionais, Marketing e Credenciamento: Greyson Assunção (PR)

Diretor de Assuntos Internacionais: Maurício Noriega (SP)

Diretor da Região Norte: Eduardo Monteiro de Paula (AM)

Diretor da Região Nordeste: Pedro Vitorino (RN)

Diretor da Região Centro Oeste: Wpresley (TO)

Diretor da Região Sudeste: Ivanildo Santos (MG)

Diretor da Região Sul: J. B. Telles (SC)

Conselho Especial: Liszt Madruga, Walfran Valentim e Eraldo Leite

Leia mais...

RENÈ SIMÕES E JORGE LUIZ RODRIGUES PALESTRAM NO CONGRESSO DA ACEB

O VI Congresso Nacional de Cronistas Esportivos teve sequência nesta sexta-feira, em Manaus, com palestras e debates de grande importância.

O técnico de futebol e cronista esportivo associado à ACERJ Renè Simões fez uma palestra motivacional que mexeu com a zona de conforto dos congressistas: divertida e ao mesmo tempo puxando pela reflexão sobre as tomadas de atitude no exercício da profissão. 

Em seguida os cronistas questionaram Renè Simões sobre as relações de trabalho, muitas vezes nervosa e turbulenta, entre os atores do futebol (técnicos, jogadores e dirigentes) e os profissionais de imprensa.

Na sequência dos trabalhos o jornalista Jorge Luiz Rodrigues, oficial de mídia da Conmebol, explicou os critérios adotados no credenciamento dos jogos das competições da entidade, Copa Libertadores, Copa Sulamericana, Copa América e eliminatórias da Copa do Mundo.

Finalizando o dia o presidente Erick Castelhero e Eraldo Leite atualizaram os presidentes sobre as conversações com a CBF para atualização do sistema de credenciamento e protocolo de imprensa para vigorar a partir do Brasileirão, nas quatro séries e demais competições promovidas pela CBF.

O Congresso será encerrado neste sábado com a eleição da diretoria que vai comandar a ACEB nos dois próximos anos.

Leia mais...

CONGRESSO NACIONAL DE CRONISTAS ESPORTIVOS DEBATE TEMAS RELEVANTES EM MANAUS

A Associação de Cronistas Esportivos do Brasil – ACEB – realiza, em Manaus, o VI Congresso Nacional de Cronistas Esportivos, para discutir os principais assuntos relativos à classe. Dezesseis associações estaduais de cronistas esportivos participam do encontro representando mais de oitenta por cento do total de profissionais da categoria em atividade no País.

O primeiro dia foi de apresentações de cada um dos presidentes das associações de cronistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Amazonas, Pará, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, Paraná, Alagoas, Paraíba, Amapá, Tocantins e Pernambuco, a mais nova integrante da ACEB e cujo presidente, André Luís, assinou a ficha de filiação em plenário na presença de todas as demais filiadas. 

Temas de alta relevância foram tratados, tais como o avanço dos canais de YouTube e a proliferação de influenciadores digitais. Encontrar uma forma de convivência entre os novos criadores de conteúdo e os jornalistas da mídia tradicional, estabelecendo um marco regulatório que não estabeleça privilégios, mas uniformidade de conduta.

Igualmente importante foi tratar do processo de credenciamento em cada estado, dando às associações a necessária relevância em relação às entidades desportivas – clubes, federações, CBF e Conmebol – pois as entidades de classe é que são verdadeiramente capazes de identificar e promover os profissionais de imprensa.

Nesta sexta-feira, o segundo dia, palestras e debates com Renè Simões (sobre as relações entre imprensa e os atores do futebol – técnicos, jogadores e dirigentes) e com Jorge Luiz Rodrigues (sobre os modelos de credenciamento em jogos das competições da Conmebol).

O Congresso se encerrará sábado com a Assembleia Geral que vai eleger a diretoria para o próximo mandato de 2 anos.