ERICK CASTELHERO É REELEITO PRESIDENTE DA ACEB

Erick Castelhero, de São Paulo, foi reeleito presidente da ACEB - Associação de Cronistas Esportivos do Brasil - neste sábado, 23 de março. O novo mandato de dois anos, se estenderá até março de 2026.

O terceiro e último dia do VI Congresso Nacional de Cronistas Esportivos – ACEB – foi reservado para a Assembleia Geral Ordinária de aprovação de contas dos exercícios 2022 e 2023 e eleição da Diretoria para o próximo período de dois anos.

As contas já tinham sido enviadas previamente e o Conselho Fiscal aprovou por unanimidade. A eleição se deu com chapa única, sendo reeleito o presidente Erick Castelhero (de São Paulo), assim como o 1º vice-presidente Rogério Amaral (do Rio Grande do Sul) e o 2º vice-presidente Benedito Lopes Magalhães. Ficou assim a composição da Diretoria:

Presidente: Erick Castelhero (SP)

1º Vice-Presidente: Rogério Amaral (RS)

2º Vice-Presidente: Dito Lopes (BA)

Diretor Secretário: Elialdo Silva (PB)

Diretor Financeiro: Eraldo Leite (RJ)

Diretor de Assuntos Nacionais, Marketing e Credenciamento: Greyson Assunção (PR)

Diretor de Assuntos Internacionais: Maurício Noriega (SP)

Diretor da Região Norte: Eduardo Monteiro de Paula (AM)

Diretor da Região Nordeste: Pedro Vitorino (RN)

Diretor da Região Centro Oeste: Wpresley (TO)

Diretor da Região Sudeste: Ivanildo Santos (MG)

Diretor da Região Sul: J. B. Telles (SC)

Conselho Especial: Liszt Madruga, Walfran Valentim e Eraldo Leite

RENÈ SIMÕES E JORGE LUIZ RODRIGUES PALESTRAM NO CONGRESSO DA ACEB

O VI Congresso Nacional de Cronistas Esportivos teve sequência nesta sexta-feira, em Manaus, com palestras e debates de grande importância.

O técnico de futebol e cronista esportivo associado à ACERJ Renè Simões fez uma palestra motivacional que mexeu com a zona de conforto dos congressistas: divertida e ao mesmo tempo puxando pela reflexão sobre as tomadas de atitude no exercício da profissão. 

Em seguida os cronistas questionaram Renè Simões sobre as relações de trabalho, muitas vezes nervosa e turbulenta, entre os atores do futebol (técnicos, jogadores e dirigentes) e os profissionais de imprensa.

Na sequência dos trabalhos o jornalista Jorge Luiz Rodrigues, oficial de mídia da Conmebol, explicou os critérios adotados no credenciamento dos jogos das competições da entidade, Copa Libertadores, Copa Sulamericana, Copa América e eliminatórias da Copa do Mundo.

Finalizando o dia o presidente Erick Castelhero e Eraldo Leite atualizaram os presidentes sobre as conversações com a CBF para atualização do sistema de credenciamento e protocolo de imprensa para vigorar a partir do Brasileirão, nas quatro séries e demais competições promovidas pela CBF.

O Congresso será encerrado neste sábado com a eleição da diretoria que vai comandar a ACEB nos dois próximos anos.

   

Fotos: Pedro Vitorino (ACERN)

 

CONGRESSO NACIONAL DE CRONISTAS ESPORTIVOS DEBATE TEMAS RELEVANTES EM MANAUS

             

A Associação de Cronistas Esportivos do Brasil – ACEB – realiza, em Manaus, o VI Congresso Nacional de Cronistas Esportivos, para discutir os principais assuntos relativos à classe. Dezesseis associações estaduais de cronistas esportivos participam do encontro representando mais de oitenta por cento do total de profissionais da categoria em atividade no País.

O primeiro dia foi de apresentações de cada um dos presidentes das associações de cronistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Amazonas, Pará, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, Paraná, Alagoas, Paraíba, Amapá, Tocantins e Pernambuco, a mais nova integrante da ACEB e cujo presidente, André Luís, assinou a ficha de filiação em plenário na presença de todas as demais filiadas. 

Temas de alta relevância foram tratados, tais como o avanço dos canais de YouTube e a proliferação de influenciadores digitais. Encontrar uma forma de convivência entre os novos criadores de conteúdo e os jornalistas da mídia tradicional, estabelecendo um marco regulatório que não estabeleça privilégios, mas uniformidade de conduta.

Igualmente importante foi tratar do processo de credenciamento em cada estado, dando às associações a necessária relevância em relação às entidades desportivas – clubes, federações, CBF e Conmebol – pois as entidades de classe é que são verdadeiramente capazes de identificar e promover os profissionais de imprensa.

Nesta sexta-feira, o segundo dia, palestras e debates com Renè Simões (sobre as relações entre imprensa e os atores do futebol – técnicos, jogadores e dirigentes) e com Jorge Luiz Rodrigues (sobre os modelos de credenciamento em jogos das competições da Conmebol).

O Congresso se encerrará sábado com a Assembleia Geral que vai eleger a diretoria para o próximo mandato de 2 anos.

VI CONGRESSO NACIONAL DOS CRONISTAS ESPORTIVOS - ACEB

A Associação de Cronistas Esportivos do Brasil (ACEB) realizará de 21 a 23 de março o VI Congresso Nacional de Cronistas Esportivos. O evento acontecerá na cidade de Manaus, capital do Amazonas.

Cronistas esportivos de todo o Brasil estão convidados a participar de debates e palestras. Mais informações serão divulgadas oportunamente, com nomes dos palestrantes e temas dos debates. 

Com dez anos de existência completados em 22 de novembro de 2023, a ACEB tem 17 associações filiadas, sendo oito fundadoras:

ACERJ (Rio de Janeiro)

ACEESP (São Paulo)

ACEP.PR (Paraná)

ACEG.RS (Rio Grande do Sul)

ABCD (Bahia) 

ACLEA (Amazonas)

ACERN (Rio Grande do Norte)

ARLER (Rondônia)

 

São filiadas também:

Leia mais...

ACEB e ACEESP condenam apologia à violência

A ACEB e a ACEESP condenam a disseminação, em qualquer plataforma, de conteúdos jornalísticos que estimulem violência ou mensagens de cunho odioso contra pessoas e instituições de qualquer natureza.

Mesmo respeitando políticas editoriais e a independência dos veículos de comunicação, sem nelas interferir, defendemos e estimulamos práticas alinhadas com o jornalismo profissional comprometido com a ética e verdade.

Da mesma Forma, as entidades  entendem que eventuais transgressões  devam ser individualizadas, de forma a não se punir o coletivo por um equívoco pessoal. Proibir credenciamento de todos os profissionais de um determinado veículo, em represália à ação específica de um profissional, trata-se medida inadequada.

 

Veja a nota divulgada pelo Palmeiras

 

Lance! se desculpa por ataque a Abel Ferreira. Veja nota