ACEB completa um ano de vida e comemora

A Associação de Cronistas Esportivos do Brasil completou um ano de existência neste sábado, dia 22 de novembro e tem muito a comemorar.  Em um ano se tornou uma Entidade vista pelos associados como verdadeira representante e defensora dos interesses dos cronistas esportivos e respeitada pelas Federações de futebol dos Estados, assim como pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e por várias Entidades representativas dos diversos segmentos do futebol brasileiro.
 
 
Fundada por oito associações estaduais de cronistas (ACEESP, ACERJ, ABCD-BA, ACEP.PR, ACEG-RS, ACLEA-AM, ACERN e ARLER-RO) a ACEB foi logo reconhecida pelas demais associações, como AMCE-MG, ACLEP-PA, ACESC, ACDP-PE, ABCD-DF, e todas as outras associações de cronistas dos estados onde ocorreram jogos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Os cronistas portadores da credencial ACEB tiveram seu acesso facilitado para realização do trabalho jornalístico em todos os estádios e arenas do País. 

Em outubro a Diretoria da ACEB foi recebida em audiência oficial pela CBF, ocasião em que o vice-presidente e presidente eleito Marco Polo del Nero acolheu as credenciais da ACEB e ouviu as reivindicações sobre o credenciamento de cronistas esportivos. Mostramos a Lei Pelé (Lei 12.395/2011) que em seu artigo 90-F estabelece que "Os profissionais credenciados pelas Associações de Cronistas Esportivos, quando em serviço, têm acesso a praças, estádios e ginásios desportivos em todo o território nacional..." Marco Polo nos levou à comissão que examina o Regulamento Geral das Competições da CBF e foi alterado o capítulo que, até então, delegava essa prática às federações de futebol.

 

Ainda no mês de outubro a ACEB foi convidada pela Federação Brasileira de Treinadores de Futebol (FBTF) a participar de um fórum de debates sobre o futebol brasileiro. Destes encontros participam, além dos treinadores, os atletas (FENAPAF), os árbitros (ANAF), os executivos de futebol (ABEX) e, agora, os cronistas esportivos (ACEB). Dois encontros já foram realizados (um no Rio, outro em São Paulo) e destas discussões sairá um documento para ser levado à CBF, apresentando soluções para os problemas que enfrenta o futebol brasileiro.