ACEB integra grupo de estudos do futebol brasileiro

 À partir da esquerda: Oscar Yamato (ABEX), Marco Antônio Martins (ANAF), Toninho Nascimento (Secr. do Min. Esporte), Eraldo Leite (Pres. ACEB), Zé Mário (Pres. Fed. Bras. Treinadores Fut.), Alfredo Sampaio (Pres. Sind. Atletas Fut. RJ), Vagner Mancini (Vice FBTF), Rinaldo Martorelli (Pres. Fed. Nac. Atl. Fut.) e Ocimar Bolicenho (Pres. Assoc. Bras. Executivos Fut.)

Foi realizado nesta segunda-feira, dia 10 de novembro, em São Paulo, o segundo encontro dos segmentos do futebol que estudam propostas de modernização e aperfeiçoamento do futebol brasileiro.

Reunidos os segmentos representativos dos atletas, treinadores, árbitros, executivos, clubes, cronistas esportivos e representante do Governo Federal, surgiram as primeiras propostas efetivas, que serão levadas à CBF para apreciação da Entidade que dirige o futebol brasileiro.

Uma preocupação comum a todos os segmentos é o calendário. Com jogos demais e datas de menos, é preciso encontrar um modelo que permita, por exemplo, jogos da seleção sem prejuízo dos clubes; ou seja, quando a seleção jogar, não há jogos de campeonatos.

A Federação Nacional dos Treinadores, presidida por Zé Mário, chamou a atenção para a insegurança contratual dos técnicos e ressaltou a necessidade de maior rigor na formação do treinador, de modo tal que permita ser reconhecido pela CBF, pela Conmebol e pela Fifa.

Rinaldo Martorelli, presidente da Federação Nacional dos Atletas, apresentou a preocupação com a rescisão de contrato sem justificativa dos jogadores e prega a adoção de multas severas para o infrator.

Já Ocimar Bolicenho, presidente da Associação Brasileira dos Executivos de Futebol, defende a regulamentação da profissão e a formação de novos gestores. Enquanto Marco Antonio Martins, presidente da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol, quer autonomia para os árbitros, hoje vinculados às federações de futebol, mas que, todavia, não assinam suas carteiras de trabalho.

Mustafá Contursi, presidente do Sindicato dos Clubes de Futebol, participou do encontro e explicou que sua entidade serve de representação junto aos Poderes na Nação, acrescentando que pode contribuir com sua experiência e representatividade perante as instituições esportivas.

O presidente da ACEB, Eraldo Leite, apresentou proposta de um seminário que reúna os diversos segmentos do futebol para ajuste de procedimentos na cobertura jornalística. Hoje há uma série de restrições que dificulta o acesso do jornalista às fontes de informação. Falou ainda sobre um calendário mais enxuto, sem a Copa Sulamericana e com os Estaduais mais curtos (com apenas 14 clubes em São Paulo e 10 clubes no Rio).

Entidades participantes:
FBTF - Federação Brasileira dos Treinadores de Futebol
FENAPAF - Federação Nacional Profissional dos Atletas de Futebol
ANAF - Associação Nacional dos Árbitros de Futebol
ABEX - Associação Brasileira dos Executivos de Futebol
SINDAFEBOL - Sindicato Nacional das Associações de Futebol Profissional
ACEB - Associação de Cronistas esportivos do Brasil.