PROTOCOLOS DE RETOMADA DO FUTEBOL
Até esta data - 22/06/2020 a CBF não decidiu quando serão retomados os processos de realização dos campeonatos nacionais das séries A, B, C e D, tampouco a Copa do Brasil.
Neste momento, ainda em meio à pandemia do novo coronavírus, foram priorizadas as conclusões dos campeonatos estaduais, de acordo com as condições sanitárias de cada estado.
O primeiro Estado a retomar sua competição de futebol foi o Rio de Janeiro. Foram criados protocolos de saúde para a segurança de todas as pessoas envolvidas - atletas, técnicos, profissionais de apoio, policiais, jornalistas, etc.
No caso do Protocolo de Imprensa a ACERJ (Associação de Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro), filiada à ACEB, elaborou um documento detalhado para a volta da cobertura do futebol, protocolo este revisado por médicos dos clubes e um infectologista, e aprovado pelas autoridades sanitárias da prefeitura e do governo estadual.
Estes procedimentos podem servir de base para que outras associações estaduais elaborem seus protocolos de atuação dos profissionais de imprensa, adequando às características próprias de cada lugar.