NOTA DE REPÚDIO - VIOLÊNCIA CONTRA PROFISSIONAIS DE IMPRENSA

A Associação de Cronistas Esportivos do Brasil - ACEB - repudia os atos de violência contra profissionais de imprensa praticados em alguns estados, por ocasião dos jogos da última rodada dos campeonatos estaduais, neste domingo, dia 08 de abril de 2018.

Em São Paulo, no jogo Palmeiras x Corínthians, no Allianz Parque, jornalistas e radialistas que cobriam a partida foram atacados por torcedores inconformados com a atuação do árbitro da partida. Ofensas morais e agressões físicas de toda sorte partiram de torcedores contra os profissionais de imprensa que simplesmente cumpriam sua missão de informar os fatos.

Em Salvador, nas imediações do Estádio Manoel Barradas, um carro da TV Bahia, afiliada da rede Globo, foi danificado por torcedores do Vitória, inconformados com a perda do título estadual baiano.

Às vésperas de se iniciar o Brasileirão, o mais importante campeonato de futebol das Américas, a ACEB vem exigir que as Entidades dirigentes de desporto - clubes, Federações e a CBF - atentem para as condições de segurança dos cronistas esportivos que trabalham e divulgam o esporte mais popular do País. É inadmissível que se tente intimidar os jornalistas em nome de uma exacerbada paixão clubística, ferindo o direito constitucional da liberdade de expressão.

Márcio Martins
ACEB - Presidente