ACERJ completa 100 anos em defesa do cronista esportivo

A Associação de Cronistas Esportivos do Brasil - ACERJ - completou 100 anos de existência neste dia 5 de março, em que se comemora, no Estado do Rio, o Dia do Cronista Esportivo. Sua história se confunde com a história do próprio futebol brasileiro. O centenário da ACERJ será comemorado com a realização de um seminário nesta terça-feira, dia 07 de março, na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).
 
Fundada em 5 de março de 1917, com a denominação de Associação de Cronistas Desportivos (ACD), a entidade, sem fins lucrativos, tem caráter social, cultural, filantrópico e esportivo. Em 22 de agosto de 1967, através da Assembléia-Geral Extraordinária, e por unanimidade dos participantes, unificou no quadro social todos os associados do Departamento de Imprensa Esportiva da ABI – DIE, passando a denominar-se Associação de Cronistas Esportivos da Guanabara (ACEG). Com a fusão do Estado do Rio de Janeiro com o Estado da Guanabara, em abril de 1975, passou a designar-se Associação de Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro (ACERJ).
 
O Seminário comemorativo do centenário da ACERJ terá palestras, debates e um pouco da história de lutas da Entidade, que será contada pelo decano jornalista Lóris Baena Cunha, de 92 anos. Saiba mais em www.acerj.com.br